Hoje, muitos idosos já estão conectados ao mundo digital. Utilizam seus smartphones para conversar com a família, acompanhar as redes sociais e resolver questões cotidianas, como pagar contas, agendar consultas e trabalhar, por exemplo. No entanto, usar a tecnologia de forma mais eficiente e crítica pode fazer a diferença na vida de muitos outros 60+. Ou seja, não se limitar a fazer por repetição. Para isso, é essencial entender o que está por trás dessas ações para poderem resolver questões do dia a dia no uso ou por meio de aparelhos, aplicativos e do mundo digital, assim como explorar novas possibilidades de forma independente. E é nesse ponto que dois conceitos entram em cena: a alfabetização tecnológica e o letramento digital da pessoa idosa.
Alfabetização tecnológica: o primeiro passo para o domínio de aparelhos, aplicativos e acesso ao mundo digital
Letramento digital: competências e habilidades para interpretar, interagir e se expressar no ambiente digital
Mas entender como mexer no aparelho é apenas o primeiro passo. O letramento digital é o que realmente permite uma utilização mais rica e crítica dos aparelhos e aplicativos para acessar e vivenciar o mundo digital. A partir dos conhecimentos e habilidades adquiridos com o letramento digital, é possível navegar com segurança, reconhecer golpes e fraudes, ler notícias e outros conteúdos, avaliando as fontes e canais, estudar de forma independente, trabalhar e aproveitar muitas outras oportunidades de forma saudável e segura.
Para muitos idosos, usar o celular ou computador é um processo meramente mecânico — como fazer algo que alguém ensinou por repetição. Por isso, o desafio de quem ensina é contribuir para que eles compreendam por que estão fazendo aquilo e como podem ir além, explorando as inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece. Porque ao adquirir as habilidades e competências que o letramento digital oferece, os idosos passam a ter mais intencionalidade no que fazem online, reduzindo a dependência de terceiros e aumentando sua independência e autonomia.
Como a Digitalidade contribui para a alfabetização tecnológica e o letramento digital dos idosos?
Na Digitalidade, entendemos que a inclusão digital vai além de ensinar a usar um aparelho. Desenvolvemos uma metodologia exclusiva de ensino, aprendizado e assistência tecnológica que combina quatro estratégias de ensino e três pilares de aprendizado, especialmente desenhados para apoiar os idosos na conquista da independência e autonomia tecnológica e digital.
Nossa abordagem começa pela alfabetização tecnológica, oferecendo as bases necessárias para que o idoso se familiarize com aparelhos e aplicativos. Esse é o ponto de partida, onde ensinamos o essencial para que o uso da tecnologia se torne uma experiência mais natural e confortável.
No entanto, sabemos que dominar as ferramentas é apenas o começo. Por isso, também focamos no letramento digital, que vai além. Aqui, ajudamos a entender a “língua” do mundo online: ícones, símbolos e como se comportar de maneira segura e confiante nesse ambiente. Essa etapa é fundamental para o idoso poder navegar de forma independente e crítica, evitando armadilhas digitais e tomando decisões informadas no uso de aparelhos ou na internet.
Nosso compromisso com a inclusão digital vai além. Acreditamos que a tecnologia deve ser uma porta de entrada para novas experiências sociais, profissionais, aprendizados e, acima de tudo, realizações por meio das facilidades, utilidades e possibilidades que a tecnologia oferece. Participar de redes sociais, acessar oportunidades de trabalho remoto, consumir conteúdos educativos — tudo isso está ao alcance, desde que o idoso tenha os conhecimentos, o suporte e a assistência tecnológica necessários para dominar e utilizar a tecnologia a seu favor.
Além disso, oferecemos guias práticos de uso em nossas abordagens de ensino de tecnologia para idosos, assistência e suporte no uso de aparelhos, aplicativos e serviços. Sabemos que, diante de tantas possibilidades no mundo digital, é fácil se sentir perdido ou até paralisar. Com esses guias, orientamos os idosos passo a passo, oferecendo uma estrutura clara para realizarem suas atividades eficientemente e sem frustrações.
Nosso método se apoia em três pilares de aprendizado fundamentais para um uso intencional e seguro da tecnologia:
- Aprendizado teórico: ensinamos os conceitos básicos que ajudam a entender como os aparelhos e aplicativos funcionam, facilitando o processo de aprendizagem.
- Aprendizado funcional: aqui, o foco está em como aplicar esse conhecimento no dia a dia, garantindo que o idoso se sinta capaz de realizar suas tarefas sozinho, seja para resolver um problema ou se aventurar em novas possibilidades.
- Aprendizado social: não basta saber usar a tecnologia; é importante compreender seus impactos. Ensinamos como a tecnologia influencia a sociedade e a vida de cada um, para o idoso poder usufruir dos benefícios e estar atento aos desafios que ela traz.
Nosso objetivo é simples: garantir que a tecnologia seja uma aliada, não uma barreira. Com paciência, suporte contínuo e uma abordagem que respeita o tempo e as necessidades individuais, acompanhamos cada idoso em sua jornada de aprendizado digital, oferecendo as ferramentas para que ele conquiste a autonomia e segurança que deseja.